Análise de plataformas de e-commerce

Este artigo tem como finalidade apresentar as principais plataformas de e-commerces no Brasil, seus diferenciais competitivos, recursos e principalmente a percepção do time de e-commerce da Rooftop que utiliza diariamente essas plataformas.

Não temos como objetivo valorizar ou fazer propaganda de uma ou outra, mas esclarecer de forma detalhada cada uma delas para auxiliar na decisão de gestores quanto à contratação, relacionando custo x benefício para o momento atual de seus negócios.

Apresentação das plataformas

Dentre as opções selecionamos plataformas que utilizamos atualmente em nossos clientes e também que já foram utilizadas no passado, considerando plataformas gratuitas e pagas.

1. Wordpress

2. Prestashop

3. Magento

4. Plataformas proprietárias (desenvolvimento completo)

5. Nuvemshop

6. Tray Commerce

7. Dooca Commerce

8. Get Commerce

9. Wix

10. Shopify

1. Wordpress

Existem diversos plugins que possibilitam transformar um site desenvolvido em Wordpress em uma loja virtual. Não é uma solução muito interessante, pois não é uma ferramenta desenvolvida exatamente para essa finalidade. o Wordpress funciona muito bem para desenvolvimento de blogs e a vantagem é que diversos servidores de hospedagem já permitem a instalação e configuração sem precisar codificar nada, o que garante que qualquer pessoa com poucos cliques coloque um site no ar, e posteriormente adicione um plugin de loja virtual. Abaixo alguns dos plugins de e-commerce mais utilizados no Wordpress:

- WooCommerce

- Easy Digital Downloads

- WP EasyCart Shopping Cart and E-commerce Store

- BigCommerce WordPress Plugin

Um ponto positivo, é que facilmente você pode transformar o seu site institucional, ou blog, incluindo recursos de compra. Porém, não espere grandes recursos de integração e ferramentas avançadas de personalização.

Aqui vale dar um destaque para a primeira opção e mais completa o WooCommerce: ele faz um trabalho fantástico em adicionar um sistema de ecommerce à plataforma. Ele lida facilmente com todos os recursos básicos, de publicar itens para venda até os processamentos de pagamentos. Além disso, você pode melhorar a funcionalidade do plugin usando extensões dedicadas. E existem centenas delas. Com uma delas, por exemplo, você pode integrar praticamente qualquer sistema de pagamento disponível em todas as outras plataformas.

2. Prestashop

O PrestaShop é uma plataforma de e-commerce gratuita e repleta de funcionalidades essenciais a quem cuida de uma loja virtual. Essa solução funciona como um CMS totalmente focado em estruturar e administrar varejos online sem complicação e altamente personalizáveis. É uma plataforma CMS para criação e gerenciamento de e-commerces, com foco total em funcionalidades e recursos que uma loja online precisa ter.

A proposta dessa ferramenta é oferecer aos usuários um ambiente similar ao que o WordPress apresenta, no entanto, com foco total em varejo digital, da criação à manutenção. Além disso é open source, desenvolvida em PHP, o que permite uma série de personalizações e liberdade para muitas possibilidade de integrações. A questão principal aqui é que para utilizá-la é preciso conhecimento em linguagem de programação para instalar e personalizar. Acaba sendo um meio termo entre um desenvolvimento do zero e os novas plataformas em formato de software como serviço.

3. Magento

Seguindo esse conceito de CMS, é a plataforma mais completa. Também tem necessidade de colocar a mão em códigos, porém é classificada como muito mais robusta que as demais apresentadas até aqui, tanto é que existem e-commerces realmente grandes desenvolvidos em Magento, permite uma alta personalização porém o custo de seu desenvolvimento segue elevado devido a todos esses recursos.

A plataforma não chega a ser a mais amigável em termos de usabilidade para o usuário. Ainda assim, ela se destaca pela riqueza de funcionalidades. Por exemplo, ela foi pensada para SEO (Search Engine Optimization), é altamente segura e também permite usar muitos temas e plugins a gosto.

4. Plataformas proprietárias (desenvolvimento completo)

A utilização de uma plataforma desenvolvida diretamente via código tem mais desvantagens do que vantagens atualmente. Por muitos anos não existiam plataformas como as que apresentaremos a partir do item 5, e se fazia necessário o desenvolvimento manual, diretamente por alguma linguagem de programação. Uma das poucas vantagens nessa opção é a alta possibilidade de personalização, onde tudo pode ser criado livremente, desde o visual até recursos técnicos.

No entanto, atualmente com as diversas possibilidades de plataformas, o custo benefício de se desenvolver tudo do zero não compensa. Principalmente pelos fatores financeiros e de tempo de desenvolvimento de todos os recursos que hoje já temos pronto.

5. Nuvemshop

Foi eleita a melhor plataforma de e-commerce pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em 2017, 2019 e 2020. Em 2021, a empresa se tornou a quarta startup mais valiosa da América Latina nas Américas. Possui programas para pequenos e médios empreendedores e grandes corporações. Além de automatizar pedidos e entregas, você pode gerenciar seus produtos através do catálogo. Um dos destaques da plataforma é que ela é compatível com mais de 30 aplicativos para os usuários personalizarem sua loja virtual.

Existem recursos para criar ofertas, criação de banners, recomendações de produtos e muito mais. Os planos partem de R$ 49,90, e planos para empresas de alta renda, com preços que variam de acordo com a necessidade do negócio.

A plataforma da Nuvemshop é muito estável e existe uma app para gestão de loja a partir de dispositivos móveis. Com apenas alguns cliques, é possível criar sua conta e começar a configurar sua loja, deixando ela pronta para a primeira venda. A plataforma também conta com uma série de integrações para marketing, redes sociais e canais de vendas, como marketplaces por exemplo. Portanto, é uma boa opção para quem está começando do zero.

Além disso, a Nuvemshop possui suporte nativo para customização, recursos de segurança e integração logística. Você também pode acompanhar o andamento da loja com relatórios e estatísticas. ferramentas nativas Cadastro de clientes, gerador de código QR, tema e loja de aplicativos, certificado de segurança SSL gratuito e localizador de produtos para aconselhar os clientes.

6. Tray Commerce

Definitivamente como uma das melhores plataformas de e-commerce no mercado, não poderíamos deixar de apresentar a Tray. Eles oferecem todos os sistemas e recursos que você precisa em um único local, incluindo:

- Ferramenta de e-mail marketing;
- Soluções de frete;
- Integração nativa com marketplaces;
- Aplicativo para dispositivos móveis, para que você possa administrar sua loja com seu celular, de onde estiver;
- Loja de aplicativos e soluções que podem ser integradas ao seu e-commerce.

Se está em busca de uma solução all-in-one a Tray é uma excelente escolha. Vale a pena conferir seus planos e descobrir como é prático começar a vender online.

Os planos disponibilizados pela plataforma de e-commerce são escaláveis, ou seja, ela é capaz de atender desde pequenas empresas adentrando o mercado digital à grandes redes de lojas online. Isso também significa que a Tray é capaz de acompanhar o crescimento de sua própria empresa, ou seja, é uma plataforma de e-commerce altamente escalável.

Utilizamos a Tray na gestão de e-commerce de um de nossos clientes a Beemom e apesar de alguns recursos de integração com o Facebook Ads serem um pouco mais difíceis de configurar e ter um checkout um pouco mais engessado, é possível trabalhar muito bem e ter ótimos resultados com a plataforma.

7. Dooca Commerce

A Dooca é uma plataforma de e-commerce brasileira realmente robusta e completa. Ela oferece diversos temas altamente personalizáveis, otimizados para dispositivos móveis e ainda conta com múltiplas integrações para diversas soluções, como:

- Marketplaces
- Ferramentas de integração com ERP
- Soluções de marketing
- Soluções de logística
- Gateway de pagamento diversos
- Além de inúmeras integrações com software parceiros que permitem uma rápida integração com ferramentas que você já utiliza.

Recentemente foram comprados pela Locaweb, o que gera uma credibilidade em relação a estabilidade da plataforma, no entanto, se percebeu uma clara mudança nos processos de suporte técnico, ficou muito mais difícil a resolução de problemas de uma maneira mais ágil.

Algo a se destacar é que possui uma interface incrivelmente fácil de usar, em poucos cliques e com quase nenhum treinamento é possível colocar um e-commerce no ar em poucas horas. Além disso, como já citamos, tem recursos avançados que e API aberta para integrações diversas, seja a partir de parceiros já credenciados como para aplicações desenvolvidas à parte de forma personalizada. Utilizamos ativamente a plataforma da Dooca para os e-commerces da Ducon Metais e Tecnolar.

8. Get Commerce

A ferramenta segue um modelo de loja pronta, com tudo o que é preciso para realizar vendas online, desde a configuração das formas de pagamento e envio, à incorporação com o Facebook e configuração do Google Analytics, a ferramenta de marketing digital do Google.

Possui recursos muito similares a Tray e a Dooca, itens 6 e 7, não perde em nada nessa questão. Já utilizamos a plataforma em um de nossos clientes, uma joalheria a Silvio Joalheiro e tivemos alguns problemas em relação à estabilidade, onde o próprio Facebook nos reportou alguns períodos fora do ar, além da usabilidade não ser tão agradável em relação às demais, fazendo com que a curva de aprendizado e implantação seja maior. E também existe da mesma forma que as duas citadas anteriormente uma certa dificuldade quanto a atendimento de suporte técnico.

No entanto, recebeu recentemente um grande aporte financeiro de investidores, o que aparentemente nos leva a crer que esses pouquíssimos problemas possam ser resolvidos.

9. Wix

Você não pode falar em criar um site ou uma loja online sem mencionar a plataforma de e-commerce ou CMS do Wix.

A empresa se destaca como a melhor construtora no ambiente digital para empresas de qualquer porte. Seja você um empreendedor que acabou de entrar nesse nicho ou uma empresa de comércio eletrônico estabelecida em busca de uma plataforma mais robusta, você vai adorar conferir todos os recursos profissionais que o Wix tem a oferecer. A plataforma de comércio eletrônico apresenta ferramentas de gerenciamento de produtos e controle de estoque, modelos de sites modernos e altamente personalizáveis (por meio de um construtor de arrastar e soltar) e, claro, páginas otimizadas para dispositivos móveis.

10. Shopify

A Shopify é uma plataforma de e-commerce canadense que oferece serviços bem completos, que vão desde o design e layout da loja virtual, gerenciamento de estoque e das vendas, até a integração com diferentes formas de pagamento.

Hoje, a Shopify já tem mais de um milhão de usuários e já recebeu mais de 100 bilhões de dólares em vendas na plataforma. Brincamos aqui que é o Wix dos e-commerces, pois é uma plataforma de boa facilidade de uso, é uma ótima porta de entrada nas vendas online.

Pontos de atenção

De forma ampla o que se vê de diferenças entre as plataformas é principalmente relacionado a forma de precificar, integração com marketplaces (que cada vez mais se faz necessário) e principalmente integração com ERP`s já utilizados nos estabelecimentos. Ou seja, no momento que for optar por uma ou outra plataforma, analise com mais atenção aquelas que possuem recursos e conexões com ferramentas que você já utiliza no seu negócio, seja um botão de direcionamento para whatsapp, gateway de pagamento, plataformas de frete e afins. E também faça uma análise quanto a o que você pretende para o seu futuro nas vendas online.


O que eu quero dizer com isso? Se você não planejar recursos que você pretende agregar a médio prazo, a sua operação poderá ficar comprometida, pois é extremamente complicado e desgastante migrar para uma outra plataforma com o seu e-commerce já em operação.

Experiência Rooftop

Os profissionais da Rooftop, já utilizaram ou se envolveram em projetos em praticamente todas as plataformas citadas. Entendemos hoje que não tem necessidade de "reinventar a roda", ou seja, existem muito mais vantagens em utilizar plataformas no formato de software como serviço, como as dos itens 5, 6, 7, 8, 9 e 10, em diferentes tamanhos de projetos.

Um ponto a se pensar, é quanto a personalização visual, essas ferramentas possuem diversas personalizações, porém se você acessar diversos e-commerces das mesmas plataformas você notará que eles tem muitas similaridades, nos posicionamentos dos elementos visuais, se diferenciando apenas em relação a cores e identidade visual.

Salvo e-commerces MUITO específicos em com detalhes muito peculiares ao seu segmento que se torna necessário um desenvolvimento personalizado, mas de modo geral as plataformas indicadas atendem de forma plena e-commerces de todos os tamanhos, fazendo com que a empresa ganhe tempo, possa ir incrementando o plano contratado de acordo com as necessidades baseadas no crescimento do negócio.

Conclusão

É muito difícil cravar a plataforma ideal. Abrir uma loja online é muito mais fácil hoje em dia. As melhores plataformas de e-commerce vão garantir que você crie e mantenha uma loja desse porte em questão de horas. Como você deve imaginar, isso depende de diversos fatores baseados exclusivamente nas necessidades do negócio, mas como deixamos claro aqui, utilizar plataformas no formato de software como serviço acabou se tornando um caminho sem volta por já atenderem plenamente com inúmeros recursos que bastam poucos cliques para que estejam habilitados, e principalmente: a estabilidade que essas plataformas oferecem.

Você não vai ter que se preocupar com atualizações de servidor e recursos, em períodos de alta demanda não é preciso aumentar o seu plano de hospedagem e utilizará o seu tempo para o que realmente importa, vender.



Anderson Glaeser
Anderson Glaeser

Sócio-fundador da Rooftop e pai do Bernardo :D Responsável pelo planejamento estratégico de e direcionamento das campanhas de performance, e acompanhar os resultados dos clientes. Apaixonado por entregar satisfação aos clientes através de resultados financeiros e crescimento dos seus negócios.