Boas práticas para Black Friday de e-commerces

Estamos iniciando os 2 principais meses do varejo, Novembro com a Black Friday (e suas variações) e Dezembro com o Natal. Além disso, se você ainda não bateu as suas metas do ano, é a oportunidade perfeita de aumentar o faturamento do seu negócio com campanhas que também beneficiarão o seu cliente. Hoje especificamente falaremos sobre a Black Friday e recomendações da Rooftop para que o seu negócio realmente tire vantagem desta data sem ter que vender pela "metade do dobro" e entregue uma proposta interessante.

Dividimos a lista de boas práticas em 4 grandes áreas do seu negócio para tentar apresentar um conteúdo que possa atingir a maior quantidade de negócios possível.

Marketing

1. Prepare a sua campanha com antecedência, selecionando produtos, descontos e inclusive possíveis negociações com fornecedores para que o mesmo também possa ceder um pouco de desconto da parte dele, para que juntos possam faturar ainda mais com um volume maior de vendas.

2. Inicie a captação de leads 30 dias antes da Black Friday. O motivo disso é construir uma lista de pessoas que estão realmente interessadas em ser avisadas quando sua campanha de vendas iniciar. Não poupe nesses avisos, além dos já tradicionais e-mails avisando, chame essas pessoas no WhatsApp informando que avisará por lá também e com o aceite, crie uma lista de transmissão para estar ainda mais próximo do seu cliente. Utilize postagens para suas redes sociais e anúncios específicas para essa captação inicial, seja já divulgando o produto ou uma chamada com um influenciador ou dos próprios donos e colaboradores do negócio.

3. Live Commerce dentro do instagram da empresa e no dia da Black Friday uma live. Antes disso prepare a sua audiência para a live, avisando no e-mail, Whatsapp e se quiser e puder, campanhas de tráfego pago com objetivo de alcance, como remarketing avisando da live. Voltando ao dia da live, é interessante ter outra pessoa para ajudar na apresentação dos produtos, seja provando ou demonstrando.

4. Alinhamento de conteúdo de suas redes sociais com os produtos da black friday. Divulgando os mesmos de forma explícita ou o segmento com os possíveis descontos.

Produto

1. Reciclagem de estoque. Ofertas agressivas para retirar do estoque produtos que não venderam de jeito nenhum ao longo do ano.

2. Prestar atenção no preço de custo do produto, a ideia não é apenas vender muito, mas sim lucrar muito!

3. Best seller na Black Friday é isca! Para atrair seus clientes para comprar outras coisas, use e abuse do cross selling.

4. Crie uma categoria "black friday" no seu site para facilitar a localização dos produtos da campanha.

5. Inclua um selo nos produtos participantes da campanha mencionando que fazem parte da black friday.

Operacional

1. Contabilize o seu estoque corretamente para não ter algum erro de margem de lucro e quantidade. Para evitar cancelamento de vendas e possíveis más experiências com consumidores que possivelmente estão realizando a primeira compra em seu negócio. Lembre-se a black friday é uma ótima oportunidade de vender a primeira vez para um cliente que não te conhece.

2. A porcentagem de pessoas que não compra em um site por conta do frete é altíssima. Tenha um frete competitivo. E lembre-se: frete grátis é muito mais atrativo que desconto.

3. Embalar, separar, etiquetar e etc. Caso isso seja um problema que cause demora demasiada no prazo de entrega, treine alguém no inicio de Novembro para ajudar neste período de vendas mais intensas.

4. SAC preparado. responder em no máximo 4 horas.

5. Não alterar questões críticas na operação do seu negócio no período que antecede a Black Friday como sistemas de pagamento, site, softwares, plugins.

6. Tenha um sistema de pagamento seguro e que não cancele muitas compras. Devido ao aumento do fluxo de seu gateway de pagamento “estranhas” a movimentação pode intensificar os mecanismos de anti-fraude e bloquear compras verídicas.

Pós-vendas

1. É mais barato manter um cliente que fazer um novo esteja preparado para trocas, não crie obstáculos para as trocas ou reembolsos. Dê a opção de cupom ao invés de troca | tenha as politicas de trocas bem estabelecidas e alinhadas com o seu SAC.

2. Envie cartões de agradecimento, com cupom de desconto! Mime seu cliente, mande um brinde, seja criativo!

3. Cumpra o prazo de entrega, e aqui me refiro ao seu prazo, agilize a expedição do pedido prevendo que o período é passível de atrasos pelos correios e empresas de frete devido ao volume de vendas do período.

4. Políticas de trocas em destaque no período da black friday para quebrar objeções de compra.

Todos esses pontos servem para que você diminua as possibilidades de ter dor de cabeça em um período que tem a função de aquecer o seu negócio, financeiramente falando. Analise e identifique o que é possível de implantar para que seja



Isac Menegaro
Isac Menegaro

Gestor de tráfego da Rooftop. O cara que nunca entende porque o cliente não aumenta a verba da campanha com ROI 22 (e ele tem razão!), passa os dias solicitando novas artes para aquela campanha que precisa ser otimizada. Resolve tudo com uma boa quantidade de testes e análise precisas!