Tráfego pago para clínicas odontológicas (na prática)

Este artigo é especial para dentistas que trabalham ou possuem clínicas odontológicas. A Rooftop já atua na captação de clientes para diversos clínicas da rede Oral Unic e Sorria Mais, então você vai aprender na prática uma estrutura muito simples de tráfego pago para clínicas odontológicas que validamos, e em poucos dias o resultado começará a acontecer!

Nota: Nesse Artigo não vou abordar como fazer uma campanha do zero, vou falar mais sobre a parte estratégica e como você pode aplicar no seu cenário. Então vamos lá:

Basicamente nós criamos uma campanha de geração de cadastros e aplicamos a estratégia WAR nela. Não se preocupe, vou te ensinar o que é a estratégia WAR e como aplicar na sua clínica também.

Primeiro você vai criar a sua campanha no Facebook Ads, com o objetivo de geração de cadastros. A única segmentação que sofrerá ajustes, será a geolocalização.

Aplicando a estratégia WAR

Você deve configurar na sua campanha para iniciar com 1km do perímetro da sua clínica. Caso nesse 1km não tenham 5.000 pessoas alcançadas, você aumenta o raio até atingir aproximadamente essas 5.000 pessoas. Se em 1 km der mais de 1.000.000 de pessoas, você pode dividir em grupos de anúncios e testar segmentações por interesses, a fim de diminuir o número de pessoas atingidas e obter mais precisão. Ponto importante: no momento que você seleciona o perímetro de 1km, lembre-se de marcar pessoas que somente moram no local, eliminando visitantes, turistas e afins, que de longe não são o público de clínicas odontológicas.

A estratégia consiste em aumentar o raio em 1km toda vez que um anúncio atingir o valor 2 a 3 de frequência, o que significa que as pessoas naquele raio já viram seu anúncio de 2 a 3 vezes no período. Chamamos isso de saturação de público, ou seja, a partir do momento que o público do perímetro de 1km estiver sendo impactado com uma frequência acima da média, então é o momento de ampliar esse raio de abrangência dos seus anúncios.

Também lembre-se de deixar claro na legenda do anúncio o local onde a pessoa está, exemplo: "atenção moradores do Bairro Humaitá!", "Desconto de 10% para moradores de Porto Alegre", "Cupom de desconto para clínica odontológica em Novo Hamburgo".

Um último ponto é quanto as imagens dos anúncios, evite apresentar o antes e depois para não ser penalizado pela plataforma. Apresente imagens reais e destaque uma chamada esclarecendo qual serviço foi realizado.

Dica bônus:

Separe as campanhas por serviços que a sua clínica oferece, tenha uma campanha apenas para próteses, outra para aparelhos dentários, lentes dentárias e assim por diante, dessa maneira você vai conseguir identificar qual serviço está te trazendo um melhor resultado, pois se você incluir todos os seus serviços em apenas uma campanha, a inteligência do facebook vai buscar sempre o cadastro mais barato, e obviamente um lead de prótese vale mais que 3 de clareamento dental e similares.



Isac Menegaro
Isac Menegaro

Gestor de tráfego da Rooftop. O cara que nunca entende porque o cliente não aumenta a verba da campanha com ROI 22 (e ele tem razão!), passa os dias solicitando novas artes para aquela campanha que precisa ser otimizada. Resolve tudo com uma boa quantidade de testes e análise precisas!