Este artigo é especial para dentistas que trabalham ou possuem clínicas odontológicas. A Rooftop já atua na captação de clientes para diversos clínicas da rede Oral Unic e Sorria Mais, então você vai aprender na prática uma estrutura muito simples de tráfego pago para clínicas odontológicas que validamos, e em poucos dias o resultado começará a acontecer!
Nota: Nesse Artigo não vou abordar como fazer uma campanha do zero, vou falar mais sobre a parte estratégica e como você pode aplicar no seu cenário. Então vamos lá:
Basicamente nós criamos uma campanha de geração de cadastros e aplicamos a estratégia WAR nela. Não se preocupe, vou te ensinar o que é a estratégia WAR e como aplicar na sua clínica também.
Primeiro você vai criar a sua campanha no Facebook Ads, com o objetivo de geração de cadastros. A única segmentação que sofrerá ajustes, será a geolocalização.
Aplicando a estratégia WAR
Você deve configurar na sua campanha para iniciar com 1km do perímetro da sua clínica. Caso nesse 1km não tenham 5.000 pessoas alcançadas, você aumenta o raio até atingir aproximadamente essas 5.000 pessoas. Se em 1 km der mais de 1.000.000 de pessoas, você pode dividir em grupos de anúncios e testar segmentações por interesses, a fim de diminuir o número de pessoas atingidas e obter mais precisão. Ponto importante: no momento que você seleciona o perímetro de 1km, lembre-se de marcar pessoas que somente moram no local, eliminando visitantes, turistas e afins, que de longe não são o público de clínicas odontológicas.
A estratégia consiste em aumentar o raio em 1km toda vez que um anúncio atingir o valor 2 a 3 de frequência, o que significa que as pessoas naquele raio já viram seu anúncio de 2 a 3 vezes no período. Chamamos isso de saturação de público, ou seja, a partir do momento que o público do perímetro de 1km estiver sendo impactado com uma frequência acima da média, então é o momento de ampliar esse raio de abrangência dos seus anúncios.
Também lembre-se de deixar claro na legenda do anúncio o local onde a pessoa está, exemplo: "atenção moradores do Bairro Humaitá!", "Desconto de 10% para moradores de Porto Alegre", "Cupom de desconto para clínica odontológica em Novo Hamburgo".
Um último ponto é quanto as imagens dos anúncios, evite apresentar o antes e depois para não ser penalizado pela plataforma. Apresente imagens reais e destaque uma chamada esclarecendo qual serviço foi realizado.
Dica bônus:
Separe as campanhas por serviços que a sua clínica oferece, tenha uma campanha apenas para próteses, outra para aparelhos dentários, lentes dentárias e assim por diante, dessa maneira você vai conseguir identificar qual serviço está te trazendo um melhor resultado, pois se você incluir todos os seus serviços em apenas uma campanha, a inteligência do facebook vai buscar sempre o cadastro mais barato, e obviamente um lead de prótese vale mais que 3 de clareamento dental e similares.