As 6 práticas que vão alavancar as buscas orgânicas do seu site no Google

Antes de ir para as 6 práticas gostaria de levantar alguns pontos, sobre os 2tipos de página dentro do seu site para ranquear/posicionar e a importância disso.

Dentro de um site gosto de separar as páginas em dois tipos, as que tem foco em vender e as que tem foco em gerar valor.

As que tem foco em vender, são as páginas de contato, página de compra etc, onde o objetivo é gerar um lead, venda entre outras ações nesse sentido. Para essas páginas eu recomendo que você anuncie na rede de pesquisa do Google pois provavelmente vão ter outras pessoas o fazendo, então mesmo que você ranqueie seu site na primeira posição organicamente, quatro anunciantes vão ficar acima de você (tráfego pago).

As que tem foco em gerar valor: são páginas onde você gera genuinamente valor para os leitores ou quem está assistindo algo, lá você entrega um conteúdo de alta qualidade para ajudar as pessoas com suas dores. Nessas páginas é recomendado que você use SEO, por que como é muito topo de funil (está logo no inicio da jornada de compra), provavelmente não vale a pena anunciar e não deve ter pessoas o fazendo.

1 - Escolher uma palavra-chave por "artigo": ter uma palavra-chave que vai ser o foco do seu artigo, você vai basear a sua página em cima dessa palavra-chave especifica. Por exemplo, vamos dizer que você quer escrever um artigo sobre bolas, então seu titulo poderia ser algo do gênero: "Bolas, tudo sobre elas".

dentro do artigo você escreveria a sua palavra-chave mais algumas vezes (que é "bola") você deve usar vários subtítulos e marca-los com tags H2. Para que o google entenda o que é o titulo principal, você deve marcar com a tag H1. Um exemplo de sub tópico seria "Entenda as bolas de couro".

2 - Ranqueamento por cidade funciona muito bem também, você pode adicionar por exemplo, tudo sobre as melhores pipas do Rio de Janeiro. Fazendo isso o google entende a sua cidade e seu artigo fica muito mais relevante para pessoas do Rio de Janeiro. Essa é uma técnica muito usada para dominar pequenas regiões onde os nichos tem muita concorrência.

3 - Gerar valor genuinamente é essencial caso queira escrever um bom artigo ou página de geração de valor, pois o Google entende quanto tempo as pessoas gastam em seus artigos, e ele posiciona sua página levando em conta esse parâmetro. Então a dica é, engaje seus leitores e tente fazer com que seja uma boa leitura e que eles realmente aprendam algo de valor.

4 - Como escrever e quantas palavras por artigo? Escreva de maneira simples, a que uma criança de 12 anos conseguiria ler seu artigo sem dificuldades, e mantenha um mínimo de 1000 palavras por artigo.

5 - Google analytics e Search Console. Caso você seja um usuário mais avançado, tenha instalado o google analytics e o search console no seu site, pois isso ajuda no ranqueamento, e caso você seja um usuário mais iniciante, peça ajuda a alguém que entenda ou veja um tutorial no Youtube e tente ao menos instalar o google analytics no seu site, pois sem ele o google não consegue entender sua página, e fica muito difícil de posicionar seu site no buscador.

6 - A velocidade do seu site Importa muito! Fique de olho no tempo de carregamento da sua página e use o link a seguir para ficar de olho e otimizar esse aspecto, pois isso vai afetar muito na qualidade da experiência do usuário. https://www.thinkwithgoogle.com/feature/testmysite...

Bônus 1 - Abrindo alguns números da Rooftop e o quanto nós economizamos por mês realizando essas boas práticas. Desde o início das nossas atividades o time da Rooftop produz cerca de 2 artigos por mês (é o possível diante de todas as nossas demandas). Em paralelo sempre investimos muito em tráfego pago.

Conforme o nosso faturamento mensal aumenta, o investimento em mídia paga aumenta proporcionalmente, não vamos escancarar valores por se irrelevante para o artigo, mas tenha em mente que a Rooftop investe desde sempre 10% do nosso faturamento bruto em tráfego pago no Google, Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin e outros.

O que ocorre é que gradualmente começamos a perceber um retorno muito interessante vindo de busca orgânicas, consequência da nossa produção de artigos mensalmente! Atualmente as buscas orgânicas representam 45% dos acessos ao nosso site.


Dados do Junho / 2021

E o que isso quer dizer? Deixando claro em números se esses acessos orgânicos não existissem, existiria a necessidade de investir quase 20% do nosso faturamento em mídia paga para ter a mesma quantidade de acessos, o que pela nossa margem de lucro se tornaria inviável. Percebe a importância disso para o crescimento da empresa? Em resumo, devido as buscas orgânicas, estamos atingindo nossas metas na metade do tempo!

Bônus 2 - Entenda sobre copywritting. Um bom artigo é essencial, mas ainda queremos que as pessoas cliquem nele para lê-lo, e para isso é essencial uma boa copy. Caso você não entenda muito sobre o assunto fique antenado pois no mês de Agosto vou escrever um artigo focado nesse assunto, e se você está com um pouco de pressa te recomendo a leitura de "As Armas da Persuasão" um dos melhores livros no mercado que abordam esse tema.



Anderson Glaeser
Anderson Glaeser

Sócio-fundador da Rooftop e pai do Bernardo :D Responsável pelo planejamento estratégico de e direcionamento das campanhas de performance, e acompanhar os resultados dos clientes. Apaixonado por entregar satisfação aos clientes através de resultados financeiros e crescimento dos seus negócios.