Otimize seus anúncios semanalmente

Existe um mito da "bala de prata" na gestão de tráfego, o método infalível que aplicado a qualquer negócio irá fazer gerar dinheiro e mais dinheiro. E por incrível que pareça, isso existe, e com toda certeza é a otimização semanal.

Ou melhor, o ato de ser minimamente consistente e a cada 7 dias realizar os 5 seguintes simples passos:

  1. Abrir o Business Manager
  2. Acessar a conta de anúncios
  3. Analisar a performance dos meus anúncios
  4. Desativar os 2 piores
  5. Ativar 2 novos anúncios

Independente do tipo de estratégia de tráfego que desenvolvemos para os clientes da Rooftop, seguimos algumas regras básicas que validamos na prática, gastando alguns milhares de reais. E vou te apresentar aqui com uma analogia super simples: no futebol temos a formação 4-4-2, 3-5-2, 4-3-3 e por aí vai… Aqui na Rooftop temos a formação 6-7-2: seis criativos rodam por sete dias para substituirmos os dois piores.

Quantidade de criativos

Uma campanha no Facebook, Instagram, Google e até o Linkedin é composta por: Campanha, grupo de anúncios e anúncios. Resumidamente na campanha definimos nosso objetivo e orçamento, no grupo de anúncios determinamos nosso público e aonde anunciaremos (feed ou stories) e por fim os anúncios que é onde realizamos o upload dos criativos (as imagens ou vídeos).

Sendo assim, em QUALQUER grupo de anúncio eu sempre adiciono 6 criativos diferentes. Ou seja, se estou anunciando um sapato, para homens, eu faço o upload de 6 artes diferentes para o mesmo público e sim, do mesmo produto.

Isso ocorre porque é extremamente difícil determinar qual criativo vai chamar mais atenção do seu público. Além disso existem dias que um criativo pode performar melhor que o outro. Sem contar que um criativo pode fazer mais sucesso em uma região do país e ser um desastre em outra.

E porque 6? Já testei com 2, com 4, com 5 e em diversos momentos a amostragem acabou sendo pequena ou a performance acabou sendo muito parecida, e mais do que 6 dependendo do seu orçamento, se for muito baixo, fica difícil da plataforma testar todas as variações.


O tempo de amostragem


Não adianta nada ter o dedo nervoso e modificar suas campanhas a todo instante. Além do período de aprendizagem dos anúncios, é preciso ter um período suficiente de amostragem para ser analisado.

A menos que sua campanha esteja um desastre em relação ao objetivo que definiu tente manter os anúncios intactos por 7 dias. Deixe a ferramenta e principalmente deixe o seu Pixel trabalhar. Também é importante fixar um número de dias, para que você possa comparar semana a semana os resultados. Muitos realizam essa analise mensalmente, mas pense que se esperar o mes acabar, pode ter colocado muito dinheiro fora.

Outro fator importante é que após esse período, os criativos no todo (o conjunto de 6) tendem a performar pior. Sendo este, o principal motivo para realizar uma otimização semanalmente.

A substituição dos criativos


Pronto, deixou seus anúncios rodarem por 7 dias tranquilos. Chegou a hora de otimizar! Como falei no início dessa publicação, é algo muito simples, no entanto, exige consistência. Dica: crie um agendamento recorrente para um horário específico em um dia da semana, exemplo: às 14h de todas as Quintas ativando um lembrete.

E então, você vai acessar todos os grupos de anúncios das suas campanhas e verificar entre os 6 criativos, quais os 2 que estão tendo o resultado pior e pará-los. Esse ponto é muito importante pois o que é um resultado pior? Se você tem um anúncio que está convertendo super bem, porém está com um valor alto, esse custo deve ser analisado em relação ao resultado que está trazendo. Agora pouco resultado e alto custo, é simples, encerre e pronto.

Com os dois anúncios que serão encerrados definidos, agora você já pode substitui-los pode anúncios novos. E assim deixar a campanha trabalhar por uma nova semana.



Anderson Glaeser
Anderson Glaeser

Sócio-fundador da Rooftop e pai do Bernardo :D Responsável pelo planejamento estratégico de e direcionamento das campanhas de performance, e acompanhar os resultados dos clientes. Apaixonado por entregar satisfação aos clientes através de resultados financeiros e crescimento dos seus negócios.