Veja o que os seus concorrentes estão anunciando

Iniciar campanhas de anúncios pagos (tráfego) no Facebook e Instagram é sempre um saco hehe. Principalmente se você está realizando isso para um cliente, é preciso entender o mercado, conhecer os produtos e tudo mais.

O hack de hoje é super simples e poderoso ao mesmo tempo. Bem a central de anúncios de ambas as plataformas é gerida por dentro do Facebook, independente se é feed ou story. Logo eles disponibilizam uma biblioteca com TODOS, sim isso mesmo, todos os anúncios veiculados no passado e presente no Facebook e Instagram. O linke é esse aqui https://www.facebook.com/ads/library/ e está disponível para qualquer um que tiver conta no Facebook acessar. Não precisa ser conta de anúncio!

Na página do Facebook Ads Library, você pode pesquisar por um concorrente por exemplo, buscando pela página dele, ou por empresas que você acredita que tenham anúncios bacanas e quer aprender com eles como fazem. Também é possível buscar por um tema, mas nesse caso não é tão interessante, pois da mesma forma que a primeira opção ele também te retorna páginas.

Vamos lá:

Vou usar de exemplo o cara que me mostrou esse recurso em uma de suas lives no Youtube, o Pedro Sobral.

O resultado mostrar que em março ele está com 27 anúncios ativos, contando as diferentes versões são 106! Nessa plataforma é possível assistir ao anúncio, verificar desde quando ele está sendo veiculado e também filtrá-los por plataforma (Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger) e também por período (últimos 7 dias, últimos 30, 60, 90).

Um outro exemplo, para um delivery de bebidas, caso queira ver o que concorrente está anunciando, basta buscar a página dele e tá lá!

O Ads Library do Facebook permite que você ganhe muito tempo de análise de concorrentes e também para ter ideias de textos e imagens para seus anúncios. Saber o que funciona e o que não funciona.

Abraços e até a próxima.



Anderson Glaeser
Anderson Glaeser

Sócio-fundador da Rooftop e pai do Bernardo :D Responsável pelo planejamento estratégico de e direcionamento das campanhas de performance, e acompanhar os resultados dos clientes. Apaixonado por entregar satisfação aos clientes através de resultados financeiros e crescimento dos seus negócios.