Construa programas de indicação que aumentem seu LTV

Atualmente, existem muitas estratégias testadas e comprovadas para divulgar o seu produto ou serviço. Porém, existe uma que ainda é muito bem vista e, mesmo com o passar dos anos, não perdeu a capacidade de entregar resultados: estamos falando do popular boca a boca.

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa Heinz, os programas de indicação são capazes de converter mais e aumentam o lifetime value.

Repare no seu cotidiano: tomamos decisões de compra com muito mais segurança quando um familiar, amigo ou pessoa de confiança indica um serviço.

Mas como ter controle e conseguir medir os resultados gerados pelo boca a boca?

Se a sua empresa tem um bom serviço de atendimento e entrega o que prometeu dentro dos prazos, as chances de obter uma indicação são muito altas. Porém, para instigar o seu cliente a tomar essa decisão, existem os programas de indicação - que são, basicamente, o boca a boca aplicado em um sistema que você possa controlar.

É uma ação muito simples, mas poderosa: você pode ofertar uma série de benefícios para o cliente que indicar amigos e, por consequência, entrarem em contato e adquirem produtos ou contratar serviços.

O programa de indicação, além de trazer novas pessoas para seu negócio e exigir baixo investimento, auxilia na fidelização do cliente, que engaja com a marca e recebe benefícios pelas indicações.

Mas afinal, como colocar em prática um programa de indicação?

Assim como a maioria das ações na sua empresa, o ideal é iniciar com uma pesquisa. Analise os concorrentes que obtiveram sucesso e como você pode adaptar estes cases de forma positiva para o seu negócio.

Defina o benefício que será a moeda de troca para quem conquistar um novo lead para seu negócio! As opções podem variar: um desconto, um brinde, um crédito acumulativo. O importante é instigar o seu cliente a indicar, deixando claro que ele será muito bem recompensado por isso e, seja porque ele adorou seu produto/serviço e não iria no concorrente ou apenas para aproveitar o benefício caso seja algum tipo de desconto, ele voltará a comprar de você!

Comunicar esta ação é muito importante: você deve ser claro quanto às regras e como seu cliente poderá participar, além dos benefícios.

É fundamental que seus funcionários estejam com pleno conhecimento sobre como funciona o programa de indicação. Caso contrário, poderá haver problemas por falha de comunicação.

Você já definiu o benefício, as regras e está alinhado com sua equipe? Agora chegou a hora de espalhar a mensagem, utilizando todos os canais de comunicação possíveis. Teste e defina qual canal você obteve mais resultados e coloque mais energia nele, sem deixar os outros de lado, é claro!

Ter controle e entendimento absoluto das métricas é vital para saber se o programa de indicação está gerando resultado e como é possível ajustá-lo para evoluir constantemente.

- Algumas dicas finais que deixamos para você:

- Encontre o momento ideal para pedir a indicação;

- Perceba o momento do seu cliente e o quanto sua empresa está conectado com ele;

- Aguarde até que seja entregue o prometido e fidelize o cliente.

Também é importante que não seja muito complexo para o cliente colocar em prática a indicação. Desta forma, fica mais fácil de você encorajar o cliente que chegou por indicação, a indicar também.

E por fim, esteja presente nas redes sociais e use-as para divulgar de forma ampla o programa de indicações.

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Anderson Glaeser
Anderson Glaeser

Sócio-fundador da Rooftop e pai do Bernardo :D Responsável pelo planejamento estratégico de e direcionamento das campanhas de performance, e acompanhar os resultados dos clientes. Apaixonado por entregar satisfação aos clientes através de resultados financeiros e crescimento dos seus negócios.