Descomplicamos as vendas complexas para negócios B2B

Na Rooftop depois do fechamento do primeiro ano de existência, identificamos segmentos de empresas que se encaixam melhor em nosso formato de trabalho e que entregamos resultados incríveis. E neste ano, definimos de forma extremamente clara o nosso posicionamento e para quem atuamos.

Após um análise de tudo que já foi realizado, e principalmente, o que queremos para o futuro da empresa, concluímos que mercado B2B de vendas complexas, ou seja, empresas que comercializam seus produtos / serviços para outras empresas através de negociações longas e consultivas, é onde somos capaz de realizar uma grande contribuição para o crescimento dessas empresas. Mesmo esse posicionamento estando claro agora, é possível identificar ao longo da história da empresa e dos gestores o sucesso recorrente na atuação para esse tipo de empresa.

Concluímos que a Rooftop é especialista em oferecer soluções de marketing e vendas de forma integrada para negócios B2B de vendas complexas.

E afinal, venda não é sempre venda? O que difere uma venda complexa de uma venda “simples”? Existem algumas características que podem esclarecer isso:

Ticket alto

Produtos ou serviços na casa das dezenas ou centenas de milhares de reais como imóveis, veículos, consultorias, softwares e até contratos de marketing, como o da Rooftop. E vamos ser sinceros, independente do tamanho do seu poder aquisitivo, qualquer compra que te custe mais de 10 mil reais já precisa de uma analise mais criteriosa, não acha?

Processo longo

Uma venda complexa, em geral, não é concretizada em um único dia. Ela exige uma série de encontros, avaliações, conversas com mais de uma pessoa, além da utilização de diversos recursos como trocas de e-mails, remarketing com anúncios, rastreio do seu lead e acompanhamento de toda a jornada de compra através de um CRM.

Atuação consultiva

A equipe comercial precisa ser especialista no que está sendo vendido. Para que em conversas com possíveis interessados seja possível entender a dor que está precisando ser resolvida e apresentar a solução de maneira clara e que represente um grande valor para quem está adquirindo. A atuação deixa um pouco de lado as características da solução para evidenciar de que forma que ela pode ajudar a empresa a resolver um problema latente.

No artigo passado falamos sobre a estratégia da Rooftop de produção de conteúdo aqui deste blog que tem gerado ótimos resultados orgânicos no Google para nosso negócio, e por também ser um negócio B2B de vendas complexas acho válido apresentar mesmo que de forma resumida um pouco da nossa estratégia de captação de negócios. A Rooftop divide esse processo em duas etapas:

Captação de leads

1. Rede sociais: negócios B2B não como alta prioridade produzir conteúdos para redes sociais como Facebook e Instagram, no entanto, sabemos da importância de estar minimamente presentes como uma espécie de vitrine para que buscar informações nesses canais.

2. Blog: é um trabalho a longo prazo, mas a cada mês que passa percebemos uma relevância maior desse espaço a fins de captação de leads orgânicos através de buscadores.

3. Automações no LinkedIn: Através de recursos premium da plataforma integrada a ferramentas de automação, temos uma espécie de robô atuando 24 horas por dia realizando conexões e enviando mensagens para profissionais de empresas do nosso público alvo.

4. Anúncios na rede de pesquisa do Google: participar do leilão de palavras chave da rede de pesquisa do Google é o nosso carro chefe na captação de leads. Quem pesquisa pelos nossos serviços já está pelo menos com a necessidade muito clara, o que já é uma grande vitória para ter leads realmente qualificados.

5. Site: o nosso trabalho é ter um site que convença o lead que somos empresa certa para resolver o problema dela, apresentação do nosso método, cases, clientes e obvio, frases de impacto que evidencie a nossa linha de pensamento para a realização dos serviços.

6. Formulário: temos 2 formatos de formulários para os leads preencherem seus dados, ambos entregamos benefícios muito claros - botão de WhatsApp, ao clicar o lead precisa preencher seus os dados para conversar com nossa equipe; popup com uma boa entrega de valor mediante o preenchimento dos dados.

7. Remarketing: para todos os usuários que entram no site da Rooftop e não convertem em um formulário, iniciamos uma verdadeira perseguição através do Youtube (exibindo nosso vídeo institucional) e no Facebook e Instagram apresentando nossos cases.

Cadência comercial

1. CRM: Ao preencher os dados, os dados são adicionados automaticamente em nosso CRM e a equipe comercial é avisada via e-mail. Isso garante uma agilidade no primeiro contato. Dentro do CRM o lead irá percorrer todo o funil de vendas: qualificação dos dados, agendamento de reunião, realização da reunião, envio de proposta e contrato e fechamento.

2. E-mails automatizados: Assim que o lead ingressa no CRM, uma cadência de 5 começa a ser disparada para o lead, um por dia, com apresentação da Rooftop, cases, ferramentas e métodos utilizados.

3. Contatos telefônicos: o primeiro contato nunca é para vender algo, mas entender o motivo da busca do lead pela Rooftop, entender a empresa do lead, identificar o perfil dos sócios e deixar claro que estamos prontos para solucionar o problema. A partir daí já tentamos realizar o agendamento de uma reunião para apresentar como é a solução, para quem já realizamos e obviamente quanto cobramos. Ao final desta reunião a proposta comercial é enviada e iniciamos um processo de acompanhamento que tem média de 7 dias rastreando o lead (abertura de e-mails, site, propostas e afins), após esse período verificamos se há o interessem um fechamento, uma nova reunião ou se encerraremos os contatos. Importante mencionar que aqui a analise é dos dois lados: do cliente que precisa entender se somos o parceiro certo para resolver os problemas e da Rooftop identificando o perfil do cliente e se está alinhado aos nossos valores e formato de trabalho.

Dito tudo isso, para você que tem um negócio nesse segmento e não identifica formas claras de como podemos ajudar, a Rooftop atuará para aumentar o seu faturamento e de forma acelerada. Além disso, tenho certeza que apresentando o nosso processo de vendas, você já identificou diversas ações que você ainda não realiza e que tenho certeza que podemos te ajudar.



Anderson Glaeser
Anderson Glaeser

Sócio-fundador da Rooftop e pai do Bernardo :D Responsável pelo planejamento estratégico de e direcionamento das campanhas de performance, e acompanhar os resultados dos clientes. Apaixonado por entregar satisfação aos clientes através de resultados financeiros e crescimento dos seus negócios.