Porque os anúncios patrocinados são o motor de qualquer negócio?

Sim existem inúmeras maneiras de vender o seu produto ou serviço pela internet. Ter um site bem otimizado para os buscadores, construir redes sociais como o Facebook e Intagram com um conteúdo relevante e que mostre sua autoridade no seu segmento são alguns itens importantíssimos, no entanto, sinto te dizer, mas nada disso acelera mais o crescimento do seu negócio do que o tráfego pago, ou seja, anúncios patrocinados. A distribuição de conteúdo orgânico no Facebook e Instagram está ficando cada vez mais limitada

Sabe quando você está querendo comprar um produto e começa a pesquisa-lo na internet? Digamos que você esteja procurando por uma geladeira e ao fazer algumas pesquisas de preço, você percebe que “do nada”, começa a ser literalmente perseguido por geladeiras em todos os sites que você entra, no seu e-mail, por sms, nas suas redes sociais e por qualquer outro lugar que você esteja conectado a internet.

Então, os anúncios online são os responsáveis por isso. Na realidade o responsável é o pixel! O pixel é um trecho de código instalado nos sites e que no momento que você acessa, gatilhos são ativados no Google (chamado de tag de conversão), Facebook e Instagram para exibir anúncios relacionados a página que você acessou. Incrível não?

Aí você deve pensar: Nossa, mas para fazer isso com meus produtos deve custar muito caro! Bem, e se eu te disser que não é bem assim? E se com poucos centavos já é possível alcançar muitos possíveis clientes e digo mais, é possível segmentar as pessoas que serão impactadas com seu anúncio por idade, sexo, localização, interesses (clube de futebol, culinária, moda e etc), além de saber o nível de maturidade do seu cliente, se já te conhece, acessou seu site, comprou algo e muitas outras possibilidades.

E a grande vantagem desse tipo de anúncio é que você pode identificar em tempo real o quanto de vendas estão sendo geradas por ele. Se não vender o suficiente modifique sua campanha, se estiver vendendo muito, comemore e aumente o seu orçamento, com precaução!

Atualmente existem diversos canais que disponibilizam espaços de anúncios patrocinados, vou detalhar abaixo os principais:

- Google: O precursor de tudo isso, o Google foi a primeira plataforma a disponibilizar espaços publicitários para que as empresas pudessem anunciar seus produtos e pagar por clique ou visualização. Atualmente você pode anunciar na rede de pesquisa (quando alguém buscar por algo relacionado ao seu produto), na rede display (sites parceiros do Google), shopping (voltado para e-commerce) e Youtube (anúncios nos vídeos, entre vídeos e na sua própria rede de pesquisa).

- Facebook: Hoje o principal canal para anúncios patrocinados, disponibiliza diversos espaços dentro da plataforma como: feed de notícias, marketplace, stories e Messenger. Além disso utiliza dos dados dos usuários para que possamos encontrar o público ideal.

- Instagram: Dentro do guarda chuva do Facebook, os espaços do Instagram são todos geridos pelo próprio Facebook, logo os espaços no feed e stories do Instagram são todos configurados pelos anúncios do Facebook, apenas como mais uma opção de posicionamento.

- Linkedin: A plataforma mais recente a disponibilizar espaços para anúncios, ainda é pouco utilizado, mas digo é o chamado “oceano azul”, pois poucas empresas utilizam então é muito fácil de se destacar. O único porém é que o valor mínimo para anunciar é de 10 dólares, o que para nós brasileiros, devido a alta do dólar é um valor bem alto.

Com todas essas possibilidades disponíveis, o que te recomendo é que reserve uma verba mensal e simplesmente teste, com valores pequenos todas essas plataformas e veja qual obtém resultados melhores para o seu negócio.

A Rooftop atualmente tem uma grande expertise e diversas certificações que nos permitem ser muito assertivos nas plataformas de anúncios online. Já trabalhamos com diversos seguimentos e sabemos como fazer você pagar menos e concretizar mais vendas com o tráfego pago.

Um abraço e até a próxima.



Anderson Glaeser
Anderson Glaeser

Sócio-fundador da Rooftop e pai do Bernardo :D Responsável pelo planejamento estratégico de e direcionamento das campanhas de performance, e acompanhar os resultados dos clientes. Apaixonado por entregar satisfação aos clientes através de resultados financeiros e crescimento dos seus negócios.